Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Boletim do Ministério da Saúde registra 1.551 casos de microcefalia no país

O Ministério da Saúde divulgou novo boletim com números de microcefalia no país. Foram confirmados 1.551 casos da doença e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. O documento reúne as informações encaminhadas semanalmente pelas secretarias estaduais de Saúde, referentes ao período que vai até 4 de junho.

No total, foram notificados 7.830 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, dos quais 3.017 permanecem em investigação. Outros 3.262 foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia e ou malformações confirmadas por causas não infecciosas, ou por não se enquadrarem na definição de caso.

Segundo o Ministério da Saúde, do total de casos confirmados, 224 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. A pasta ressalta que o dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. Para o ministério, houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Os 1.551 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 556 municípios de 25 unidades da Federação e no Distrito Federal. Não existe registro de confirmação apenas no estado do Acre.

No mesmo período, foram registradas 310 mortes suspeitas de microcefalia. Destas, 69 foram confirmadas, 197 continuam em investigação e 44 foram descartadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário